quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Profissionalismo ;)


Assim como eu, você provavelmente já pegou carona com outras pessoas CONHECIDAS..E de uma forma ou de outra, você abaca observando (principalmente quem gosta de dirigir) como a pessoa conduz o veículo.Pois é,comigo não é (ou foi) diferente. Seja de noite, ou se está chovendo, ou mesmo se está dirigindo por uma estrada perigosa, o motorista precisa de atenção redobrada na condução do veiculo.Ás vezes,não entendemos o porque que quando conversando com quem está dirigindo,essa pessoa parece estar voando,no mundo da lua...Ou quando ligamos,parece que a pessoa não está te dando a atenção desejada.Mas,muitas vezes,nem é.É porque ela está DI-RI-GIN-DO.Se o trabalho dela se resumir ou partir disso,pior ainda,está TRA-BA-LHAN-DO.
Diante disso,resolvi postar.
 
Muitas vezes, enquanto os “caronas”(no meu caso) se divertem, o motorista mal pisca os olhos olhando pelos retrovisores, observando os outros carros ao seu redor, e com atenção ao limite de velocidade.
Tudo isto pelo fato de que algumas vidas, naquele momento, estão sob sua responsabilidade.
A verdade é que existe uma grande diferença entre ser Motorista e Passageiro. Quando somos passageiros podemos nos divertir, olhar a paisagem, ler um livro,passar maquiagem (uma das coisas que mas faço,rs) e até mesmo tirar um “cochilo”. Podemos ainda interagir com as pessoas de dentro e fora do carro sem a menor preocupação, afinal, confiamos que o motorista sabe para onde deve ir, e o que deve fazer ao volante,cabe a ele.
Um motorista,ocupa uma posição de liderança, e nesta condição, não pode apenas depender dos outros, não pode desconhecer o destino ou a rota a seguir, não pode deixar o veículo sem combustível, não pode esquecer de verificar o óleo do motor e de fazer manutenção, e não pode delegar a responsabilidade do veículo a outra pessoa.
Quando se torna líder, deixa de ser passageiro, para se tornar condutor, e como tal:
  • Está em suas mãos  a condução dos passageiros.
  • É preciso chegar no lugar e na hora marcada: Atingir Metas e Cumprir Prazos
  • É preciso olhar o que está a sua frente.
  • Não pode se distrair com a paisagem,ou com sons (telefone,por exemplo)
  • É preciso conhecer o veículo que dirige.
  • Precisa saber onde vai chegar e o caminho a seguir: Visão e Missão
  • Deve dirigir com cautela e atenção: Conhecimento e Sabedoria
  • Tem que evitar acidentes: não pode só dominar o volante,é preciso interagir com ele.
  • Não pode atropelar as pessoas: respeitar a velocidade máxima, sem perder o controle.
  • Pedir ajuda: Se estiver perdido, falar com alguém que já passou por este caminho.
  • Descansar quando necessário para evitar acidentes.
E finalmente, precisa lembrar que, como líderes, é apenas motorista e não dono da rua ou da estrada, e que a humildade precede a honra!.
 
Bom,esse foi mais um aprendizado este ano.Ás vezes,não percebemos o quanto uma pessoa pode acrescentar em nossas vidas,principalmente se ela for apenas um conhecido,se é que é...Mas,apenas uma simples palavra( no meu caso,TRA-BA-LHAN-DO),nos leva a refletir como importância das atitudes de outras pessoas refletem sobre a nossa maneira de agir no cotidiano..Aprendi que, sempre,por mais que não pareça,as pessoas tem algo a nos ensinar,e que ninguém é tão grande que não possa aprender,e nem  tão pequeno que não possa ensinar.
E é assim que a vida faz.

E por hoje é só,
Beijinho beijinho,tchau tchau (e nesse momento,a nave decola).

Ps.Adooooooooro o perigo! (Muiiiito massa!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário